Leia mais no Oficina da Net: Redirecionamento em JavaScript Agentes Mirins recebem o diploma em Samambaia ~ Blog Samambaia DF

18 de jan. de 2010

Agentes Mirins recebem o diploma em Samambaia


Curso “Educar para Prevenir” formou na manhã desta terça-feira (15) 360 estudantes do Centro de Ensino Fundamental 312 de Samambaia Sul. Alunos têm como missão repassar os conhecimentos à família, escola e comunidade

A Defesa Civil do Distrito Federal entregou, nesta terça-feira (15), na Igreja Assembleia de Deus, em Samambaia Sul, o diploma do curso “Educar para Prevenir” a 360 agentes mirins. O projeto é uma parceria entre a Defesa Civil, a Embaixada da Suécia e as Secretarias de Segurança Pública e de Educação.

Desde 2005, mais de mil alunos das escolas públicas terminaram curso e estão aptos a auxiliar a comunidade na prevenção de acidentes. Desta vez, os ensinos foram ministrados para alunos da 5° série do Centro de Ensino Fundamental 312 de Samambaia.

Os alunos foram divididos em oito turmas e tiveram 13 horas aula, às quintas-feiras, nos horários contrários ao das aulas regulares. Foram quatro meses de estudos entre noções de primeiros socorros, acidentes domésticos, acidentes de trânsito, cidadania, noções de defesa civil, auto-proteção, riscos no período de estiagem, seca e chuva.

Para o agente de Defesa Civil, João Guilherme Lira, o objetivo é instruir as crianças para a percepção de riscos em geral. “Eles aprendem como proteger a comunidade, a família e a si mesmos”, explicou Lira.

Talita Ferreira, 11 anos, concluiu o curso e recebeu o diploma. A aluna pretende aplicar os conhecimentos adquiridos em casa e nas ruas. “Aprendi a orientar as pessoas sobre os riscos do dia a dia”, conta a estudante. “Agora posso garantir a segurança daqueles que estão à minha volta”, comenta.

Para a coordenadora do projeto, Patrícia Lemos, os agentes mirins executam um papel fundamental na comunidade. “Os alunos repassam os conhecimentos que obtiveram durante o curso para os pais, irmãos e vizinhos”, comemora.

Conselheiro da Embaixada da Suécia, Chirstian de Filippi comemorou a contribuição do país europeu com o projeto. A embaixada participou com a doação de R$ 7.300. O valor foi investido na fabricação de bonés e camisetas distribuídos aos alunos. “Esta é a primeira vez que a embaixada participa do projeto e vamos continuar contribuindo”, garantiu.

O Subsecretário da Defesa Civil, Luis Carlos Ribeiro, reforçou que o projeto é mais uma conquista do órgão. Na opinião dele, a defesa civil começa na escola. “Os agentes mirins tem responsabilidade consigo, com a família e com a sociedade”, destacou. “As escolas interessadas em participar do projeto devem procurar a Defesa Civil”, orientou.

Jane Rocha – Agência Brasília

Fonte: http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/

0 comentários:

Twitter Facebook YouTube Orkut