Leia mais no Oficina da Net: Redirecionamento em JavaScript Metrô - DF ~ Blog Samambaia DF

14 de out. de 2010

Metrô - DF

A história do Metrô-DF começou em janeiro de 1991, com a criação de um Grupo Executivo de trabalho e a elaboração dos primeiros estudos sobre o impacto ambiental da obra. Em maio daquele ano, foi criada a Coordenadoria Especial, integrada por técnicos de diversas áreas do Governo do Distrito Federal, com a missão de gerenciar a construção do metrô.
Em agosto, foi lançado o edital de concorrência que, posteriormente, classificou o Consórcio Brasmetrô para o fornecimento de bens e serviços necessários à implantação do projeto. O Consórcio Brasmetrô é formado pelas construtoras Camargo Corrêa, Serveng Civilsan, Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez, além das fornecedoras de equipamentos elétricos Inepar e CMW, e a empresa TCBR, autora do projeto.
As obras foram iniciadas em janeiro de 1992 e, em dezembro de 1993, foi criada a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, com a missão de operar o novo tipo de transporte. Em outubro de 1994, os trabalhos são paralisados. Dois anos depois, em maio de 1996, as obras foram retomadas, após renegociação de prazos e condições com o Consórcio Brasmetrô.
Em julho de 1997, a Companhia do Metropolitano iniciou a convocação dos primeiros concursados, sendo a maioria encaminhada para treinamento no Metrô de São Paulo. Em setembro do mesmo ano, teve início o Programa de Viagens Experimentais, destinado a aprimorar o conhecimento prático dos responsáveis pela operação do sistema. Essas viagens favorecem, ainda, a integração entre os metroviários e grupos das comunidades beneficiadas com a linha do metrô. Até julho de 1998, o programa registrou a participação de mais de vinte e sete mil usuários.
A operação do Metrô teve início em 2001, com a inauguração do trecho que liga Samambaia a Taguatinga, Águas Claras, Guará e Plano Piloto. Isso correspondente a quase 30 km da chamada linha prioritária. Em 2006 iniciou-se a operação branca (experimental) no trecho que liga Taguatinga a Ceilândia Sul, passando pela Estação Centro Metropolitano. Com isso o metrô atinge 42 km de linha em funcionamento. Em 2007 a operação neste trecho passa a ser comercial e recomeçam as obras para levar o metrô até a Ceilândia Norte (Estação Terminal Ceilândia).
Fonte: www.metro.df.gov.br

0 comentários:

Twitter Facebook YouTube Orkut