Leia mais no Oficina da Net: Redirecionamento em JavaScript Reconstrução da Escola Classe 108 ~ Blog Samambaia DF

9 de nov. de 2010

Reconstrução da Escola Classe 108

A reconstrução da Escola Classe 108, em Samambaia Sul, estava programada para o fim do primeiro semestre de 2010. Mas o projeto pronto há mais de cinco meses ainda está em fase de licitação.
“As medidas foram tomadas pela Diretoria Regional de Ensino de Samambaia. A engenharia foi até a escola e nós encaminhamos o projeto para a Secretaria de Obras. Ele já foi encaminhado e está em fase de licitação. Acreditamos que, em janeiro, a gente começa as obras na escola”, diz Adriana Alves, representante da regional.
A escola tem 943 alunos e sete blocos, cinco deles serão demolidos. Só a ala de educação infantil será mantida, mas vai passar por reformas. Hoje, a maioria das paredes é feita de uma mistura de amianto, cimento e madeira. Com o telhado de zinco, na época de calor, a temperatura sobe.
No começo de 2010, a Justiça interditou a parte antiga do colégio por causa de problemas estruturais. Depois de alguns reparos, as aulas puderam começar.
“A parte pedagógica está excelente. Administrativamente, a gente está fazendo o que pode. Tanto a comunidade, quanto os funcionários da escola e direção – todos, ansiosamente, esperam pela construção da nova escola”, afirma o diretor da instituição, Elivan Feitosa.
Reformas prometidas
No início de 2010, o governo prometeu construir e reformar 19 escolas em todo o Distrito Federal, mas não foi isso que aconteceu. Não só em Samambaia, mas também no Centro de Ensino Médio 3, em Samambaia Sul. O prédio tem quase 40 anos e precisa de muitos reparos.
As calhas estão quebradas, o que representa um risco para os estudantes. A fiação está exposta e há buracos no chão. A verba de R$ 750 mil prevista para a escola será para a construção de 12 novas salas.
“De início, essa verba não é para reforma. Ela é para construção de 12 salas pela demanda de alunos que estão vindo para o ensino médio. A discussão sobre a reforma está em pauta e ela deve acontecer no próximo ano”, afirma a vice-diretora Magda Bonfim.
No final de mais um ano letivo, os alunos ainda sonham com escolas reformadas. “Vai ter coisas boas, como teatro e quadra nova. Por isso, estou doidinho para ganhar outra escola”, fala um aluno.
O secretário de Educação, Sinval Lucas, disse, por meio de nota, que tomou conhecimento dessa situação há poucos dias e informou que já se reuniu com equipes de governo para ver o que ainda pode ser feito.
Flávia Marsola / Luiz Gonzaga
Fonte: dftv.globo.com

0 comentários:

Twitter Facebook YouTube Orkut