Leia mais no Oficina da Net: Redirecionamento em JavaScript PNBL chega em Samambaia em julho ~ Blog Samambaia DF

1 de jun. de 2011

PNBL chega em Samambaia em julho

A Telebrás anunciou que deverá concluir até a metade de junho a construção do primeiro trecho da rede nacional de telecomunicações (backbone).

O trecho faz parte do Anel Sudeste, que ligará Brasília a Itumbiara (GO), constituindo uma rede de fibras ópticas de 377 quilômetros, que passará também pelos municípios de Samambaia (DF), Pirineus (GO), Bandeirantes (GO) e Morrinhos (GO).

Nestes locais se localizam os primeiros Pontos de Presença (POPs) da Telebrás que funcionarão como estações de telecomunicações, abrigando os equipamentos ópticos, de infraestrutura, de rede e rádio para transmissão do sinal digital por meio de fibras ópticas.

As fibras usadas neste trecho são de uso da Furnas, empresa do Setor Elétrico Brasileiro, e que firmou contrato cedendo sua utilização para a Telebrás.

De acordo com a Telebrás, a previsão é concluir a implantação do backhaul (conexão entre a rede principal à sede dos municípios contemplados pelo Programa Nacional de Banda Larga - PNBL) neste primeiro trecho até o início de julho.
javascript:void(0)
Com isto, os primeiros municípios a serem contemplados com esta conexão serão: Samambaia (DF), Recanto das Emas (DF), Santo Antônio do Descoberto (GO), Anápolis (GO), Senador Canedo (GO) e Aparecida de Goiânia (GO).

Segundo a Telebrás, 18 POPs no Anel Nordeste já começaram a ser construídos, utilizando a rede fibras ópticas da Chesf e de Furnas, que possibilitarão a ligação de cidades como Paraíso do Tocantins (TO), Fortaleza, João Pessoa e Recife.

As obras também já tiveram início em nove Pontos de Presença no Anel Sudeste, que liga Itumbiara (GO) a São João Batista da Glória (MG) e devem estar finalizadas até julho.

Porém, a Telebrás aguarda aprovação dos projetos de instalação dos 28 POPs que serão instalados na rede da Petrobras no Anel Sudeste e que irá ligar Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e terá um potencial de atendimento de 700 municípios em torno deste trecho, distantes até 100 km da rede.

Fonte: info.com.br

0 comentários:

Twitter Facebook YouTube Orkut