Leia mais no Oficina da Net: Redirecionamento em JavaScript Quadrilhas juninas de Samambaia ~ Blog Samambaia DF

7 de jul. de 2011

Quadrilhas juninas de Samambaia

O trabalho dos grupos de quadrilhas juninas é uma tradição cultural em Samambaia. A dupla Parceiro do DF Josuel Júnior e Leandro Lacerda visitou quatro movimentos juninos da cidade.
No movimento "Pimba" a produção e os ensaios começam no final do ano. Segundo Claudeci Martins, coordenador do "Movimento Pimba", os casais selecionados ensaiam durante a semana e também nos fins de semana sempre com o objetivo de dançar.

Outro grupo tradicional e muito premiado em Samambaia é o Movimento "Eta Lasquera" que realiza trabalhos de pesquisas de campo para escolher os temas de suas apresentações. A " Eta Lasquera" faz um trabalho especial sobre o Cangaço. Segundo o coordenador do grupo, " é necessário muita pesquisa para um trabalho artístico ser respeitado e elevado. Algumas vezes eles fazem várias viagens para pesquisar alguns temas".

As crianças começam a participar desde cedo dos festejos juninos em Samambaia. O grupo " Pau Melado" tem um núcleo infantil que, além de brincar e se divertir, ensaia no ritmo dos adultos para fazer as apresentações.

Segundo o responsável do grupo o grande sonho é chegar nos festejos de São João bem ensaiados para aproveitar o Arraiá. Os integrantes pré-mirins, mirins e adultos do movimento " Pau Melado" realizam seus ensaios durante 6 meses.
O coordenador do Movimento "Flor de Mamulengo destaca que "nem as dificuldades financeiras atrapalham porque o prazer de desenvolver a cultura popular é tão grande e tão bonito que o povo se apaixona."
Os dançarinos fazem questão de destacar que eles dançam e se apresentam nas festas não só para competir. Para eles o amor é ingrediente fundamental para uma boa apresentação.

Fonte: DFTV

Twitter Facebook YouTube Orkut